sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Automação com Ênfase em Software

É muito comum o uso da Automacão em tarefas que são humanamente complexas ou impossíveis de serem realizadas. Mas é possível a automação de tarefas usando SOMENTE software?

Quando se fala em Automação a grande maioria imagina o uso de máquinas (robôs, braços mecânicos, circuitos eletrônicos, etc.) e o software apenas como uma interface do computador com tal máquina, ou um software embarcado, ou em alguns casos não é necessário software algum. Mais do que isso, pode haver casos que não há qualquer relação com a computação. Esta é uma realidade encontrada Automação Industrial. Neste contexto, observamos que o software (quando ele existe) é só um MEIO para se atingir a automação do processo.


Por outro lado, existe Automação usando somente software para computadores comuns. Não estou falando de software de auxílio em atividades administrativas que podem armazenar, recuperar e transmitir informações, como, por exemplo, as ferramentas de automação de escritório, de locadoras, de armazens, etc. É claro que essas ferramentas auxiliam nas atividades e no ganho de produtividade. Porém não é esse tipo de software que estou mencionando, mas aquele tem a função específica de realizar tarefas complexas e de propor soluções automáticas para o tomador de decisão, tendo em vista a complexidade do problema a ser resolvido.

Existem técnicas de projeto de algoritmos especializados para essa área que normalmente estão associadas com a área de Otimização, Mineração de Dados, Processamento de Imagens, Aprendizagem de Máquina, Programação Matemática, entre outras. O objetivo de um software de automação é a substituição do trabalho humano pelo uso de software já que o computador consegue realizar tarefas com maior velocidade e precisão, consegue gerar melhores soluções e realizar operações complexas que são humanamente impossíveis, trazendo, com isso, ganho econômico, ganho de produtividade, melhoria no serviço e, algumas vezes, redução de impactos ambientais.

Normalmente vários dias de trabalho humano são SUBSTITUIDOS por poucos minutos de processamento de um computador com software de automação. Stress e trabalho humano reduzidos drasticamente. Além da possibilidade incorporar novos serviços que não realizados por limitações humanas.

Estes casos de software de automação usam computadores comuns (sem qualquer outro equipamento especializado conectado ao computador). Observe que nesta classe de automação, o software é o FIM e não o MEIO para se realizar a automação. Esse tipo de software deixa de realizar a atividade MEIO para ser o FIM em si mesmo. O software deixa de ser "coadjuvante" para ser o "protagonista" no cenário de automação.

O desenvolvimento desse tipo de software não necessita de hardware especializado como ocorre na automação com ênfase em hardware. As técnicas vistas em Engenharia de Software não são suficientes para desenvolver esse tipo de software. Ser um expecialista em alguma linguagem de programação também não é suficiente. Esse tipo de software requer o desenvolvimento de algoritmos especializados por um "engenheiro de algoritmo" (não confunda algoritmo com programa).

Normalmente os cursos de Engenharia de Automação tem a ênfase em Hardware e não em Software. Não há nada de errado nisso! Porém, a Automação com ênfase em Software, sem uso de hadware especializado, é negligenciado.

Onde encontramos esse tipo de software? São vários os casos de aplicação. Um exemplo comum é construir horários para escolas, maximizandos as preferências dos professores e obecendo restrições. Ao tentar solucionar esse problema manualmente, os diretores/coodenadores consomem horas ou dias para encontrar uma solução viável, não necessariamente a melhor. Um software de automação para esse caso pode conseguir uma solução melhor em poucos minutos de processamento de um computador. Outro exemplo é a contrução automática de escalas de trabalho para um grupo de enfermeiros de um grande hospital. Quais são os benefícios desse tipo de software? No caso de escalonamento de trabalho os benefícios podem ser visto aqui: http://www.cs.nott.ac.uk/~tec/NRP/benefits.html (em Inglês)

É natural do ser humano sentir mais atração pelo que pode ver e tocar fisicamente, principalmente quando o objeto está em operação (movimento). Por outro lado, um software não tem todas essas características. Um software até pode pode ser visualizado na tela do computador, mas não pode ser tocado e nem suas operações podem ser vistas (normalmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário