INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
O termo "inovação tecnológica" está em moda ultimamente, principalmente depois da Lei de Inovação, porém, sinto que ainda é um termo confuso e este foi o motivo principal que me levou a escrever este texto com base na minha experiência dentro do NIT-UEM (Núcleo de Inovação Tecnológia), no manual de OSLO e Frascat (ambos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE), palestras, reuniões, etc.
Para definir Inovação Tecnológica precisamos saber o significado de "inovação" e de "tecnologia".
Inovação de produto ou processo significa um produto (ou processo) NOVO que tem valor de mercado. Um produto novo que não consegue conquistar o mercado não pode ser chamado de inovação. INOVAÇÃO = NOVIDADE + MERCADO.
O que é tecnologia? Não é difícil de encontrar o uso do termo "tecnologia" como sendo produto "hightech" relacionado muitas vezes com computação e engenharia. Porém, nem tudo que é derivado da computação ou engenharia pode ser tecnologia. Este termo tecnologia é muito mais amplo que as fronteiras da computação e engenharia. Uma tecnologia pode ser qualquer produto (ou processo) que se originou de pesquisas (descobertas). Podemos dizer que tecnologia já existia na idade da pedra lascada quando o homem criou uma forma de produzir fogo usando faíscas do atrito de duas pedras. A produção de faísca foi fruto de uma "descoberta", que pôde ser aprimorada até chegar na sua utilização para produzir o fogo. Com este exemplo notamos que tecnologia já existe há muito tempo e não é algo exclusivo da nossa era. A diferença que nos dias atuais as tais "descobertas" estão geralmente associadas as pesquisas científicas.
Portanto, "INOVAÇÃO TECNOLÓGICA" (=PESQUISA+NOVIDADE+MERCADO) é uma inovação que tem na sua origem o uso de resultado de pesquisa científica (descobertas), caso contrário é simplesmente uma inovação. Nota-se, portanto, que nem toda inovação que utiliza computação (um aplicativo, por exemplo), pode ser chamada de inovação tecnológica só porque utiliza computação ou smartphone, mas se esse aplicativo utilizada resultados de pesquisa como novidade e ganhou espaço no mercado, então podemos chamá-lo de inovação tecnológica. Com isso, nem toda inovação que utiliza tecnologia da informação significa que seja uma inovação tecnológica. Note que isso não significa que uma inovação sem uso de pesquisa científica tenha menos mérito. O que geralmente se nota é que um produto/ou processo fruto de resultados de pesquisa geralmente são mais difíceis de serem reproduzidos (copiados). Notamos nisso tudo a importância da inovação tecnológica para a soberania de uma nação e isso só é possível a partir da ciência.
A famosa tríplice hélice da inovação coloca as Instituições de Cência e Tecnologia (ICT) como uma das hélices. Nota-se a importância da ciência dentro deste contexto. A ciência é que lida com as descobertas (perquisas), ou seja com a fronteira do conhecimento. Como as descobertas são elementos que não se copiam com facilidade, logo um produto sendo colocado no mercado como fruto de descoberta, não terá concorrentes com facilidades. No momento estamos vivenciando intensamente a corrida por vacinas contra o Covid-19, que depende da ciência (descobertas).
Diante disso notamos o quão é importante a aproximação da pesquisa científica com o mercado. Uma vez que a pesquisa científica visa gerar conhecimento novo do ponto de vista internacional, então um produto (ou processo) que incorpore esse resultado de pesquisa terá uma novidade, também, em nível mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário